segunda-feira, 22 de junho de 2009

(31.12) Viva o ano novo!!!

Acordamos e apesar do frio, fomos passear mais um pouco hoje.
Depois de tomar um café da manhã super esquisito (as meninas que trabalhavam lá eram bem descuidadas com a comida), pegamos o metrô e fomos visitar algumas catedrais.

Fomos primeiramente à Igreja de Madelaine, que ficava em frente à Assembléia Legislativa Francesa. Bom, como adoradora de Maria Madalena, só posso dizer que, assim com a Igreja de Madalena achada coincidentemente em Roma, essa foi uma das que mais me emocionaram até hoje. Entre esculturas e pinturas, tudo reverenciava a presença dessa mulher cheia de mistérios até hoje na história da religião, e a que mais me chamou a atenção foi uma escultura que simbolizava, claramente, o casamento de Maria Madalena e Jesus Cristo, sendo abençoada por Deus.

Fiquei realmente inebriada neste lugar e comecei a entender porque Paris foi berço de grandes nomes da teologia e filosofia como Allan Kardec, Auguste Comte, até mesmo escritores como Balzac e alguns muitos iluministas. A cidade me encantava cada vez mais!
Saindo do transe, entramos em outro. Fomos direto para a Catedral de Notre Dame, surpreendentemente linda, às margens do Rio Sena. Toda aquela história da Disney veio parar na minha mente, e eu quase podia ver o NotreDame pendurado no Sino da Catedral.. rs.
A fila para entrar na catedral era gigantesca! Então, ao invés de turistarmos por lá, decidimos pegar um barco (que funciona como ônibus) e andar pelo Rio Sena para conhecer algumas partes da cidade, mesmo de longe.

O passeio foi lindo e a parte boa é que estava mais quentinho lá no barco do que do lado de fora.
Uns 40 minutos depois voltamos à terra e fomos conhecer a famosíssima Champs Elysséss. Aí pudemos entender porquê Paris é chamada de cidade Luz!
Andamos, andamos, andamos, vimos o Arco do triunfo e, como ja estava ficando tarde, decidimos nem ir mais pro hotel. Fomos direto pra Torre Eifel esperar pela queima de fogos!

Chá de cadeira! Ou melhor, de murinho... ficamos sentadas até dar 0h00! Isso pq chegamos eram umas 20h00! Mas foi bom, conhecemos uns brasileiros por lá (tinha um mto gatinho, por sinal..rs) e falamos bastante besteiras.. Quem sabe assim elas não se sentem mais em casa?!

Vimos coisas estranhas, por exemplo: Não se podia beber nada em alcóolico nem em garrafa de vidro por la. Os policiais pegavam mesmo, sem dó. Outra coisa foi a quantidade de turistas dos mais variados lugares do mundo... e suas diferentes culturas e formas de se vestir. Os banheiros químicos tinham portas automáticas! Quase morri de medo de uma delas abrir enquanto eu estava fazendo xixi... rsrs... entre outras coisas.

Quando deu meia noite, a queima de fogos em plena Torre Eifel foi uma das cenas mais lindas que já vi.

Uns 10 minutos depois começou um arrastão louco por lá e, com medo, decidimos ir embora pro hotel. Já tínhamos visto o que queríamos e tinhamos andado o dia todo!
Estava infernal para pegar um taxi e as ruas estavas praticamente entupidas de pessoas comemorando a chegada de 2009, outras assaltando os turistas felizes (sim, foi um pega pra capar em Paris! Cheio de policiais e gente gritando pelas ruas).

Chegamos cansadas, porém sãns e salvas.

Amanhã é outro dia.. ou melhor, um novo ano.

FELIZ ANO NOVO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário